Indústria de offshore aposta em lubrificantes biodegradáveis para reduzir impacto ambiental

Redação – 21.10.2021 – Soluções biodegradáveis ganham espaço em um mercado cada vez mais preocupado com a preservação e o cuidado com os mares

Apenas um litro de óleo lubrificante comum usado pode poluir um milhão de litros de água; ou formar uma película de 5 km², causando assim, consequências desastrosas para o meio ambiente. Para combater o impacto ambiental, o setor de offshore tem apostado na tecnologia de lubrificantes especiais biodegradáveis da Kluber e Rocol. 

Esse tipo de produto é uma forma do setor se adequar a legislações de países que prezam pela saúde do meio ambiente de seus mares. Estes lubrificantes ecológicos são desenvolvidos com substâncias químicas que permitem que sejam decompostas por microrganismos. Trata-se de um produto que passa por testes em laboratórios certificados e 60% do material de sua composição precisa desaparecer em até 28 dias. 

Segundo a Lubvap, distribuidora de soluções de lubrificação, além de biodegradáveis, os lubrificantes ecológicos mantêm a sua performance igual ao comum e necessitam de menos produtos para entregar a mesma eficiência. 

Um dos principais agentes contaminantes presentes nos lubrificantes comuns são os metais pesados, tóxicos aos seres vivos. O óleo lubrificante comum contém elevados níveis de hidrocarbonetos e de metais – ferro, chumbo, zinco, cobre, entre outros. Quando descartados de forma errada ou vazados, podem ser absorvidos pelos animais e vegetais, o que causa também um grave perigo para a saúde pública, caso eles parem na mesa de alguém.