Infinera e Corning testam rede óptica ultrarrápida

Redação – 10.03.2020 –

Duas empresas comprovaram ser possível transmitir 800 gigabits por segundo num único comprimento de onda através de uma rede com extensão de 800 km

Fabricante de equipamentos de transmissão óptica, a Infinera mira nas com grande capacidade de transmissão de dados, entre as quais as metropolitanas e as submarinas. Isso explica o teste conjunto que fez com a também norte-americana Corning: em um único comprimento de ondas as duas conseguiram transmitir 800 gigabits por segundo (800G) através de 800 km. Como? Combinaram a fibra óptica de última geração da Corning com circuito fotônico integrado ICE6, da Infinera.

“Esta demonstração prova que a transmissão 800G usando a tecnologia líder do setor da Infinera permite uma grande variedade de aplicações de rede e é ainda mais aperfeiçoada pela inovadora fibra TXF da Corning”, disse Parthi Kandappan, diretor de Tecnologia da Infinera. “Esta conquista só foi possível graças ao alto grau de integração vertical da Infinera, incluindo o nosso design interno de processador de sinais digitais, design e fabricação de circuitos integrados fotônicos e embalagem interna holística”.

Tecnicamente, a Corning define a TXF como “uma fibra de núcleo de sílica compatível com a ITU-T G.654”, ou seja, com os padrões internacionais mais recentes. Já a Infinera aponta sua plataforma ICE6 como de sexta geração e incorporando o “processador de sinal digital FlexCoherent de 7 nanômetros de canal duplo 800G por onda”. Complicado? Vamos resumir: é muita capacidade de transmissão de dados em um único comprimento de onda. Como em geral as operadoras aplicam o DWDM, estamos falando em vários canais de comprimento de onda com alta capacidade.

“Temos o prazer de trabalhar com a Infinera para demonstrar como nossas tecnologias combinadas de ponta podem maximizar a capacidade e o alcance”, disse Jeanne Propst, division vice president, product line management, Optical Fiber and Cable, Corning Incorporated. “Nossa fibra TXF, com seus recursos de alta taxa de dados e alcance excepcional, ajuda os operadores de rede a se manterem à frente das crescentes demandas de largura de banda enquanto reduzem seus custos globais de rede”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *