Infraestrutura é prioridade entre prefeitos dos EUA

Da Redação – 14.03.2016 – 

Coordenada pela Universidade de Boston, pesquisa mostra que os chefes do executivo municipal avaliam que são julgados pela qualidade da infraestrutura que entregam.

Pesquisa do programa Iniciativa nas Cidades, da Boston University, lançada em janeiro desse ano, mostra que os investimentos em infraestrutura são a prioridade dos prefeitos dos Estados Unidos. Oitenta e nove deles, que fazem parte da U.S Conference of Mayors, uma espécie de Associação Brasileira de Municípios (ABM), foram entrevistados para o levantamento realizado em 2015.

Além de identificarem a infraestrutura física como o maior desafio enfrentado pelas cidades, os prefeitos indicaram que a falta de investimentos acontece em nível local, estadual e federal. E mais: a avaliação dos líderes do executivo municipal é de que eles são julgados em função da qualidade dessa infraestrutura, a qual acaba impactando os serviços das cidades que dirigem.

Na lista de prioridades em infraestrutura, a construção de estradas aparece em primeiro plano, citada por mais dois terços dos entrevistados, seguida pelo transporte de massa e pelos sistemas de saneamento básico. As instalações da prefeitura e ligadas à prefeitura surgem como quarto item da lista, na frente da estrutura de parques, banda larga e de energia.

As prioridades variam entre as maiores (mais de 300 mil habitantes) e as cidades de menor porte. Nas grandes, o transporte de massa surge entre os empreendimentos que deveriam consumir maior volume do orçamento. Isso acontece para 40% dos prefeitos que estão à frente dos municípios mais populosos. No caso dos menores, o foco se divide entre estradas e construções da prefeitura que atendem à população.

Quando o tema se volta para pequenos projetos, ou seja, aqueles que consomem poucos recursos, a pesquisa revela que se os prefeitos tivessem orçamento suficiente as prioridades seriam as instalações para uso de bicicletas e para os pedestres, seguidos pela infraestrutura de parques. Se tivessem que escolher, os políticos investiriam mais em ciclovias do que em parques, mostrando o forte apelo desse tipo de transporte.

Entre os parceiros mais importantes dos prefeitos americanos estão os governos federais e estaduais, em vez de organizações sem fins lucrativos ou privadas. Mas, como o nível de confiança nas duas esferas de poder acima (estadual e federal) é pequeno, os prefeitos americanos estão negociando as demandas de infraestrutura, paradoxalmente, em quem confiam pouco. Na construção de estradas, por exemplo, mais de 80% dos respondentes indicam que os governos estaduais são os parceiros das empreitadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *