Infraestrutura pode definir recuperação do setor de transportes   – InfraRoi
  • O InfraRoi
  • Categorias
    • 100 Open Startups
    • Agricultura
    • Artigos
    • Capital humano
    • cidades inteligentes
    • compliance
    • Concessões
    • Concreto do Futuro
    • Construção
    • Destaques
    • Digitalização
    • Energia
    • Equipamentos
    • Financiamento
    • Fórum Concretagem Produtiva
    • gestão pública
    • Giro de Obras
    • Iluminação pública
    • InfraDigital
    • Infraestrutura social
    • Infraestrutura urbana
    • Inovação
    • Internacional
    • Internet das Coisas
    • ISP Report
    • Johnson Controls
    • Manutenção
    • Mineração
    • Mobilidade urbana
    • Óleo e Gás
    • Pandemia
    • payback
    • Podcast
    • Porto
    • Provedores regionas
    • Regulação
    • Saneamento Básico
    • Sem categoria
    • serviços
    • Telecom
    • Transportes e logística
    • Vídeos InfraRoi
  • Publicidade
  • Contato
Últimas Noticias
SP tem a primeira rede de telecom com 800G Provedor regional baiano instala 113 km de rede em 2020 O que falta para o Brasil atrair investimentos em Robôs Industriais? LiuGong firma parceria com fabricante de lubrificantes na AL Komatsu terá distribuição em Pouso Alegre (MG) Como as empresas podem se manter inclusivas no meio digital Abrint identifica novos municípios com backhaul de fibra para o 5G em SP BNDES libera R$ 3,9 bilhões para Porto do Açu Cemig supera R$ 170 milhões em investimentos de manutenção preventiva Forteks vai construir novo terminal de passageiros no aeroporto de Sobral

Infraestrutura pode definir recuperação do setor de transportes  

Da Redação – 22.05.2018 –

Avaliação é de Clésio Andrade, presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT)

“O Brasil precisa de mais e melhores rodovias, portos, aeroportos e hidrovias para escoar a produção, aumentar a produtividade das empresas e gerar empregos”, resumiu o presidente da CNT na divulgação dos números mais recentes do setor de transportes. De acordo com os índices da entidade, o setor já saiu da recessão, mas a recuperação será lenta e longa.

O Plano CNT de Transporte e Logística estima que é necessário cerca de R$ 1 trilhão para a solução dos problemas da infraestrutura no Brasil. Considerando o montante estimado para o investimento público federal em 2017, seriam necessários cerca de 100 anos para a realização de todas as intervenções identificadas pela CNT.

De acordo com Andrade, o estado não tem condições de realizar sozinho os investimentos em infraestrutura que podem pautar a retomada do país. A entidade estima (Plano CNT de Transporte e Logística) que é necessário um aporte de R$ 1 trilhão para a solução dos problemas da infraestrutura no país.

“Considerando o montante estimado para o investimento público federal em 2017, seriam necessários cerca de 100 anos para a realização de todas as intervenções identificadas pela CNT”, diz o documento oficial da associação divulgado ontem.

Veja os principais dados do estudo:

Desemprego: em relação ao estoque de empregos, o setor transportador vem apresentando desempenho semelhante ao conjunto da economia nacional. Desde 2014, o número de vagas formais vem caindo, sendo que, no ano passado, o ritmo de fechamento de postos de trabalho foi menos intenso do que nos três anos anteriores. O setor de transporte, armazenagem e correios encerrou 2017 com 2,33 milhões de vagas de emprego, 67,5% deles no transporte rodoviário.

Ociosidade: os dados indicam que ainda há um elevado nível de ociosidade nas empresas transportadoras, situação que se reverterá apenas quando a atividade econômica atingir ritmo mais intenso com incremento relevante no volume de serviços de transporte.

Inflação: em 2017, enquanto a inflação brasileira ficou em 2,95%, o grupo do transporte atingiu 4,10% no IPCA calculado pelo IBGE. Esse resultado foi puxado pelo preço dos combustíveis, que registrou alta de 8,9% após a mudança nas alíquotas de PIS e Cofins. A gasolina subiu 10,32% e o diesel 8,35%. Esse aumento de custos teve impacto nos preços dos serviços de transporte. As passagens de ônibus intermunicipais subiram 6,84%, e as tarifas de ônibus urbanos subiram 4,04%.

Posted in Transportes e logísticaTagged CNT, emprego, inflação, ociosidade, recuperação, transportes

Navegação de Post

Wilson, da Nokia: “Compartilhamento de rede não é fundamental”
Veja o desempenho dos 4 modais de transporte em 2017

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

© 2019 InfraRoi | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Criaturo