Internet das Coisas é a aposta da Schneider Electric para saneamento básico

Redação – 23.09.2019 –

Empresa reforçou atuação no setor na Fenasan em São Paulo

A Internet das Coisas (IoT) é uma das apostas da Schneider Electric para a transformação das concessionárias de saneamento urbano. A empresa reforçou sua filosofia na Fenasan, feira importante do segmento realizada na semana passada em São Paulo. Para Glauco Montagna, líder do segmento na Schneider Electric para a América do Sul, a IoT pode ser a “chave para o avanço inteligente da indústria de saneamento”.

O especialista destaca a , arquitetura de sistema aberta, interoperável e habilitada para internet das coisas, como a plataforma da companhia para a IoT. Entre as soluções está o serviço de gestão de ativos de distribuição elétrica. A ferramenta aproveita os recursos de IoT para monitorar a saúde dos equipamentos elétricos, sendo que os dados coletados podem virar recomendações preditivas.

Outro recurso é o sistema de automação para engenharia e operação de plantas. Ele permite que vários engenheiros que trabalham ao mesmo tempo configurem um sistema completo de automação de processos, desde a configuração de hardware, comunicação, controles e imitações para a estação de operação. Já o software de realidade aumentada viabiliza a fusão do ambiente físico com objetos virtuais em painéis e sistemas de automação.

Ainda mais específica é a solução de conectividade para instalações de bombeamento de água e esgoto de médio e grande porte. Com ele, é possível ter serviços de monitoramento remoto em tempo real, com base nas condições do sistema. A tecnologia possibilita ainda avaliações preventivas e recomendações para melhoria de custos e operação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *