ISPs lideram crescimento da banda larga fixa no Brasil

Da Redação – 06.05.2016 – 

Segundo dados da Anatel, os pequenos e médios provedores de internet foram responsáveis por 2,4 milhões de acessos fixos em março. Destacando-se no setor, os ISPs são o foco dos eventos de telecom em 2016.

Considerado como o quarto maior grupo do mercado de telecomunicações, os ISPs (sigla em inglês para Provedores de Internet) têm se tornado grandes responsáveis pelo crescimento dos acessos fixos de internet no Brasil. Segundo nota divulgada pela Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), os pequenos e médios provedores foram responsáveis pela adição de 126,8 mil acessos em março, enquanto a  América Móvel – formada por Claro, Embratel e NET -, líder de mercado atualmente, fechou março com a adição de 40 mil acessos.

Com o avanço dos ISPs, os fornecedores de infraestrutura de rede começam a olhar para esse mercado com mais atenção e o caminho para estreitar relacionamentos pode ser os eventos que serão realizados em 2016 com foco nessa categoria.  Entre eles, destacam-se dois: : o 8º ISP, promovido pela Abrint, em São Paulo, entre os próximos dias 01 e 03 de junho, e o 1º Future ISP, que será realizado em Olinda (PE) já entre os dias 12 e 14 deste mês. Em ambos os casos, a proposta é oferecer um espaço para a exposição de tecnologias e promover debates sobre o mercado.

Para o 8º ISP, a previsão é de que o público cresça em torno de 20% em comparação ao ano passado, quando 2, 3 mil pessoas passaram pelo local. Parte desse público, segundo a organização, deve chegar de outros países da América Latina, já que o evento se consolida como um dos maiores do setor para essa parcela do continente.

Já o Future ISP estima um público de 3 mil pessoas com perfis variados, como diretores e proprietários de ISPs, engenheiros, analistas de sistemas, gerentes de infraestrutura, supervisores, técnicos, instaladores, prestadores de serviços, consultores, estudantes e estagiários da área.

Haverá também os eventos regionais, como os Encontros de Provedores Telesíntese, promovidos pela Momento Editorial. Realizados desde 2013, os eventos se dirigem aos provedores locais e regionais, em geral pequenas e médias empresas que operam em cidades menores e nas regiões mais distantes das capitais. Como são encontros menores, a expectativa de público para cada um deles é de 80 pessoas. Neste ano, os Encontros Telesíntese acontecerão ainda em Santarém (PA), Cuiabá (MS), Niterói (RJ) e Gramado (RS).

Outro exemplo são as Expedições Internet Sul, promovidas pela Associação dos Provedores de Serviços e Informação da Internet. Também com expectativa de público menor, as expedições acontecem em cidades distribuídas pela região Sul do Brasil. As próximas cidades a receberem o evento são Criciúma (SC), Gramado (RS) e Porto Alegre (RS).

Os interessados em participar dos eventos, podem fazer a inscrição pelos sites:

8º ISP

www.abrint.com.br

Future ISP

futureisp.com.br

Encontros Telesíntese

momentoeditorial.com.br/?page_id=324

Expedições Internet Sul

internetsul.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *