Itaipu testa Audi alemão movido a gás

Da Redação – 11.09.2018 –

Veículo projetado de fábrica – e não adaptado – está sendo abastecido com biometano

Um Audi A5 Sportback G-Tron branco, veículo importado da Alemanha, tem sido visto nas imediações da usina hidrelétrica de Itaipu. A novidade é que se trata de um veículo originalmente projetado de fábrica – e não adaptado – para rodar a gás. No caso do carro europeu, a gasolina é uma opção secundária de combustível. De acordo com a usina, o Audi vai passar por uma série de experimentos relacionados à potência e autonomia com uso de

Segundo Paulo Schmidt, superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, a experiência da empresa na utilização do biometano em sua frota pesou na escolha da parceria. “Estamos tendo resultados muito satisfatórios, se avaliarmos as emissões que eram produzidas anteriormente. Ganhamos não apenas pelo uso, mas também pela forma como é produzido, aqui mesmo, na Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano do CIBiogás”, disse, citando a parceira da usina no projeto.

Além dos testes, o carro fará o trajeto entre Foz do Iguaçu, onde está a hidrelétrica, e Curitiba, sendo abastecido somente com biometano. Também estão sendo feitos testes ligados à potência do motor, especialmente com a variação na produção do combustível. “Vamos produzir o gás com diferentes quantidades de metano, de 80% a 95%, e ver como o veículo responderá a cada diferente composição”, explicou Gonzalez.

Lançado recentemente no mercado europeu, o Audi A5 Sportback G-Tron representa um marco de inovação importante pelo isso exclusivo de recursos renováveis na sua produção. Além disso, como usa o gás como combustível principal, garante a absorção de todas as emissões de CO2 geradas na sua produção.