Itubombas participa da construção de nova rede de esgoto no litoral do PR

Da Canaris Informação Qualificada – 04.07.2016 – 

ELEVATÓRIA
Bomba da Utubombas atuando na elevatória da Gel Engenharia. Foto: divulgação

Em Matinhos, cidade litorânea do Paraná, pouco mais da metade da população (52,02%) é atendida pela rede coletora de esgoto. Há 15 km de distância está o município de Pontal do Paraná, onde o índice é ainda menor: apenas 26% dos habitantes recebe o serviço. A fim de mudar esse cenário, a Gel Engenharia tem trabalhado na construção de 514 km de rede coletora, 25 mil ligações e 29 estações elevatórias de esgoto nas duas cidades, desde janeiro deste ano.

A empresa precisou de auxilio para realizar o trabalho, especialmente na construção das elevatórias (sistema que bombeia o fluxo dos resíduos em locais onde a gravidade não consegue movê-lo). A instalação das estações requer o rebaixamento do lençol freático, processo realizado com mais eficiência com a adoção de motobombas. “Foi então que encontrei a Itubombas e locamos oito equipamentos”, conta Wagner Rausis, engenheiro da Gel Engenharia.

As bombas ITU44S75 (20cv) já atuaram na construção de duas das 29 elevatórias inclusas no escopo da Gel. Segundo Rausis, foi preciso que os equipamentos trabalhassem durante quatro meses, 24 horas por dia, para garantir o bem-estar das obras. “Essa técnica evita que o lençol freático influencie no perímetro da construção”, explica.

Com o sucesso das primeiras operações, Rausis destaca a força dos equipamentos, que devem ser utilizados na construção das outras estações elevatórias e em outras etapas da rede, prevista para ser concluída em 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *