JCB lança linha de plataformas aéreas de trabalho

Da Redação – 09/02/2017 –

De olho em um mercado que movimenta 8 bilhões de dólares em vendas por ano, a fabricante de máquinas para construção lança uma linha de plataformas aéreas de trabalhos.

A fabricante inglesa JCB, que produz equipamentos para construção como retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas e pás carregadeiras, entre outros, ingressou no mercado de máquinas para acesso a alturas elevadas. Com a criação da divisão JCB Access, a empresa passa a oferecer uma linha de plataformas aéreas de trabalho que contará, até o fim deste ano, com 27 modelos, entre lanças telescópicas, articuladas e do tipo tesoura.

O primeiro passo da JCB nesse sentido foi o lançamento de nove modelos de plataformas elétricas, do tipo tesoura, que já estão sendo disponibilizadas na rede de distribuidoras da marca. Com isto, a fabricante pretende conquistar uma fatia de um mercado que movimenta anualmente cerca de 8 bilhões de dólares em vendas, com a comercialização de cerca de 130 mil unidades em todo o mundo.

Os equipamentos da marca serão fabricados na China, onde a JCB possui uma linha de produção dedicada, embora não seja uma unidade industrial própria da empresa. Inicialmente, eles serão disponibilizados apenas no Reino Unido, França, Alemanha e América do Norte, mas a fabricante planeja expandir os mercados de atuação apoiada em sua rede de mais de 770 distribuidores em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Além das nove plataformas elétricas do tipo tesoura, ela contará com outras três a diesel do mesmo modelo, com alturas de trabalho entre 4,6 e 13,8 metros. As lanças articuladas, por sua vez, que totalizarão quatro modelos a diesel e uma elétrica, cobrirão uma altura de trabalho de 14,9 metros a 24,6 metros. Já as lanças telescópicas serão oferecidas em dez opções de modelos, com alturas de trabalho entre 20,6 e 41,6 metros.

Com isto, a empresa pretende dispor de um portfólio completo para as mais diferentes necessidades de acesso em alturas elevadas, desde as manutenções industriais, reformas prediais e de fachadas, até o mercado de construção naval e obras de grande porte, como montagens em mineradoras, siderúrgicas, refinarias, usinas eólicas, termelétricas e hidrelétricas, entre outros.

Para disputar este novo mercado, a JCB reforçou a equipe com profissionais conhecidos no mercado de plataformas aéreas de trabalho. Entre eles está Phil Graysmark, ex-vice-presidente de vendas e marketing da Genie para a Europa, Oriente Médio e África, que foi contratado para cuidar dos novos lançamentos. “Essa expansão é uma consequência lógica do crescimento da empresa, pois estamos aumentando nossos negócios em diversas frentes, como as áreas de construção e agricultura”, afirma Richard Butler, diretor da nova divisão.