Jirau já opera a plena capacidade

Da Redação – 28.11.2016 –

Aneel libera a operação comercial das últimas quatro turbinas da hidrelétrica, adicionando 300 MW ao Sistema Elétrico Brasileiro.

Desde quarta-feira (23/11), a Hidrelétrica de Jirau opera comercialmente com todas as turbinas previstas originalmente em seu projeto, reforçando o Sistema Elétrico Brasileiro com 300 MW adicionais de energia. Por meio do Despacho nº 3.032/2016, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o funcionamento das últimas unidades geradoras da usina, que vão da 46 à 49, o que caracteriza o empreendimento como concluído.

Juntamente com a Hidrelétrica de Santo Antônio, Jirau integra o complexo de geração do Rio Madeira, em Porto Velho (RO), licitado ao consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), em leilões realizados em maio de 2008 (Jirau) e agosto de 2011 (Santo Antônio). O projeto contempla 50 turbinas do tipo bulbo, totalizando 3.750 MW de capacidade instalada de geração de energia.

O complexo de hidrelétricas foi planejado para garantir a segurança energética do país, sendo que apenas Jirau tem capacidade para abastecer cerca de seis milhões de habitantes. A usina, cuja operação comercial iniciou em janeiro de 2013, é responsável pelo abastecimento do Sistema Acre-Rondônia, além de disponibilizar sua produção para o Sistema Interligado Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *