Komatsu turbina trator de esteira com sistema de controle de precisão

Redação – 19.08.2019 –

Subsidiária norte-americana da empresa asiática oferece sistema automatizado que pode aumentar a produtividade em campo

O Proactive Dozing Control é a novidade da Komatsu para ampliar a precisão e a produtividade de tratores de esteira em obras de construção civil. O sistema amplia a precisão de atividades como o nivelamento de solo ao agregar inteligência às máquinas. A diferenciação é que o sistema ampliou o nível de controles automatizados, antes muito focados na parte de acabamento, o que significava que os controles baseados em GPS só eram ativados entre 10% e 20% do tempo em que o trator atuava na obra. A ideia da Komatsu é que o sistema seja usado o tempo todo, inclusive para limpeza do local e preenchimento de valas, entre outras atividades.

O sistema utiliza o posicionamento do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) em conjunto com uma Unidade de Medição Inercial (IMU) para calcular a posição precisa. Os dois sensores trabalham juntos para calcular exatamente onde os trilhos estão no solo. O sistema de controle da máquina se comunica com os controladores hidráulicos da pá do trator, com os controladores do motor e com o controlador da máquina. Através da tecnologia de sensores de cilindros, a posição da pá é calculada em relação ao corpo da máquina.

A lógica do Proactive Dozing Control mede o terreno ao redor e determina o que foi feito na área que está sendo classificada e armazena esses dados e informações. Quando o trator se prepara para voltar para aquela área para trabalhar mais, o sistema entende como era a trilha anterior e, portanto, segue o terreno existente – o próprio terreno que acabou de ser criado. O sistema fornece a posição da máquina em tempo real no canteiro de obras para criar uma elevação precisa para o sistema conduzir a pá ao grau preciso necessário. Usando condições em tempo real, o sistema entende como é o terreno ao redor da máquina e toma decisões calculadas – se deve cortar e transportar material, se deve espalhar ou preencher esse material ou se deve ser a classificação final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *