Novos modelos de medidores multitarifa agregam inteligência na ponta

Da Redação – 22.09.2016 –

Cinco modelos da Landis+Gyr, que atendem regulamentação de Tarifa Branca da Aneel, tem funcionalidades que incluem monitoramento da rede e opção de integração às smart grids das distribuidoras

A inteligência está migrando cada vez mais para as pontas. É o caso dos medidores inteligentes, lançados pela Landis+Gyr ainda em setembro. Os modelos – residenciais e comerciais – são flexíveis não só por serem multitarifa como por englobarem funções avançadas. Os dispositivos atendem a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a Tarifa Branca, o que quer dizer consumidores do grupo B e alguns do grupo A, que optarem pela tarifa de baixa tensão.

Os dois modelos da linha residencial  – E430 e E450 – estão habilitados  a fazer levantamento de curva de carga, monitoramento de rede e alertam para eventos. Além disso, ambos possuem o módulo de comunicação integrado, que garante maior eficiência da gestão operacional para as concessionárias, segundo a Landis+Gyr.

Para o público industrial, a fabricante desenvolveu três modelos – E750-A2E3, E650-A2E3 e E650-B2E3 – cujas funcionalidades adicionais envolvem a opção de comunicação para integração de redes inteligentes e que passam a atuar como sensores.

De acordo com Marcelo Machado, CEO da Landis+Gyr América do Sul, o portfólio da empresa também inclui sensores de detecção de falhas em MT, produto plug and play  que permite a localização de faltas e logs de carga ao longo da rede de distribuição elétrica. “A Tarifa Branca trará muitos benefícios para os consumidores e a Landis+Gyr está orientada para um melhor gerenciamento da energia e aos benefícios que isso traz para eles”, argumenta.