GE fecha contrato de US$ 300 milhões com Petrobras

Da Redação – 17.04.2018 –

A Petrobras assinou contrato de US$ 300 milhões com a GE Power para atender 11 usinas termelétricas da estatal no Brasil durante quatro anos consecutivos. Esse é o maior negócio da GE na América Latina e tem como meta básica reduzir em até 25% os custos operacionais e de manutenção nos geradores nas usinas citadas. Essa estrutura representam 80% da base instalada da Petrobras e gera 4,3 GW: equivalente ao consumo de 57 milhões de brasileiros.

O negócio inclui novas peças, reparos, inspeções de serviço e interrupções para 41 turbinas a gás, 3 turbinas a vapor e 13 geradores espalhados pelas 11 usinas termelétricas, que são responsáveis por 13% da geração de energia térmica do país. “A gente vem trabalhando com a GE há vários anos para garantir o alto desempenho dos ativos de geração de energia instalados em nossas fábricas. Estamos satisfeitos com essa experiência de transação, que deve ajudar a realizar nossas interrupções programadas nos próximos quatro anos, além de aumentar nossas economias em manutenção ao longo da duração do contrato”, diz Alexsandro Silva, gerente geral de Suporte à Operação de Ativos de Energia da Petrobras.

A GE implantará a sua plataforma Fleet360, focada em usinas para atender o contrato. “Esse é o nosso maior contrato de serviços de geração de energia na América Latina”, confirma Scott Strazik, presidente e diretor executivo da GE Power.

A GE também está trabalhando com o CELSE (Centrais Elétricas de Sergipe S.A.) em uma usina de ciclo combinado, localizada em Barra dos Coqueiros. O projeto inclui três das turbinas a gás, turbinas a vapor, gerador de vapor de recuperação de calor e transmissão de energia. Além disso, a empresa também fornecerá operações, manutenção, reparos e soluções digitais para a planta de 1.516 MW.