Marcopolo Rail avança em seu modelo de sistema metroferroviário

Redação – 06.05.2019 –

Marca da fabricante gaúcha apresentou opção de mobilidade urbana na Bahia

A Marcolopolo Rail apresentou, no final de abril, seu sistema de mobilidade metroferroviário na Bahia durante o Seminário Metropolitano de Mobilidade Urbana e Inovação (Metrourbi 2019). A companhia, em parceria com a empresa Aeromóvel, mostrou as vantagens dos sistemas metroferroviários de vias elevadas, com destaque para a cabine do modelo Aeromóvel A200 como exemplo de novo modal para linhas troncais. O conhecido modelo de micro-ônibus Volare, por sua vez, funcionaria como um veículo alimentador do sistema.

Lançada em março último, a Marcopolo Rail é a nova marca focada no desenvolvimento de soluções de mobilidade de forma sustentável. O objetivo é utilizar o know-how adquirido na produção de carrocerias de ônibus para o transporte de passageiros, como nos sistemas BRT (Bus Rapid Transit – modernos corredores de ônibus em vias exclusivas), para os modais de vias elevadas (People Movers e similares – sistemas de transporte de pessoas totalmente automatizados em vias separadas e acima da superfície do solo) e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

Modelo aproveita escala de produção local no Brasil 

Segundo o diretor da Marcopolo Petras Amaral, a Marcopolo Rail vai se dedicar ao desenvolvimento de soluções e tecnologias para as cabines (carrocerias), o que incluiu inovações em sistemas de aberturas, climatização, layout, assentos, materiais e design relacionado ao setor.

A atuação da Marcopolo no segmento metroferroviário teve início em 2015, com a parceria firmada com a Aeromovel Brasil para o desenvolvimento e fornecimento de cabines (carrocerias) para os veículos Aeromovel. Entre as principais vantagens competitivas estariam a utilização de componentes fabricados no Brasil, a capacidade de escala e sinergia com as atuais plantas fabris, além da presença global e de ampla rede de pós-vendas no Brasil e América Latina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *