Marcopolo registra receita líquida recorde de R$ 4,3 bilhões, metade dela no Brasil

Redação – 02.03.2020 –

Autointitulada maior fabricante de carrocerias de ônibus das Américas, empresa teve um aumento de 17,6% nas vendas no Brasil

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Mercado local respondeu por metade da receita líquida. Foto: Douglas de Souza Melo

A Marcopolo fechou o ano de 2019 com uma receita líquida recorde de R$ 4,3 bilhões, puxada principalmente pelo aumento de 17,6% nas vendas internas no Brasil. O resultado do ano passado foi 2,8% maior do que os números de 2018, o que levou a um lucro líquido de R$ 212 milhões (crescimento de 11%).

Em termos de produção, a companhia totalizou 15.741 unidades, um resultado 2,2% inferior à fabricação de 2018. Desse total, 13.330 unidades foram produzidas no Brasil e as demais 2.411 unidades no exterior. Segundo José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, apesar do desempenho crescente da fabricante, o ano de 2019 foi marcado pela inconstância da demanda.

“O fornecimento para clientes do mercado brasileiro cresceu 2,9% (10.532 unidades), mas não compensou em volume a queda de 24,1% registrada nas exportações (2.881 unidades)”, detalha Valiati. De acordo com ele, o processo de recuperação de volumes no Brasil foi arrefecido pela menor demanda de ônibus rodoviários com maior valor agregado e com entregas menores ao programa federal Caminho da Escola.

Unidades do México, Colômbia e Austrália tiveram números positivos

Os números de exportações mostram uma queda de 25,4% nos negócios (R$ 1,015 bilhão contra R$ 1,360 bi, em 2018) e a demanda foi afetada por crises nos principais mercados sul-americanos e menores volumes vendidos para o continente africano. Mesmo assim, a empresa alcançou crescimento tanto em receita como em volume de produção, com R$ 1,046 bilhão (elevação de 13,6% em relação aos R$ 921 milhões de 2018) e 2.411 unidades fabricadas (contra 2.145 do ano anterior, aumento de 12,4%).

De acordo com a multinacional brasileira, as unidades da Marcopolo México, Superpolo (Colômbia) e Volgren (Austrália) foram os destaques positivos, com resultados crescentes. Enquanto as duas primeiras elevaram produção e resultados frente a 2018, a operação australiana, mesmo com diminuição de volumes, conseguiu reverter a condição de prejuízo do ano anterior.

Em 2019, a Marcopolo manteve sua liderança de mercado, encerrando o ano com uma participação de 49,8%. O resultado é reflexo da estratégia adotada nos últimos dois anos de reforçar o relacionamento e a atuação junto aos clientes, criar soluções inovadoras, e oferecer amplo mix de produtos, com ampla rede de vendas e atendimento de serviços e pós-venda.

Os segmentos de rodoviários e micros demonstraram a força da marca, com participação de 67,9% e 58,1% respectivamente. A presença em urbanos, com participação de mercado superior ao histórico (39,6%), e em miniônibus (Volare) também foram destaques, com crescimento de 9,7% (3.929 unidades contra 3.583) e 7% (2.305 veículos contra 2.154, em 2018), respectivamente.

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