Medição individualizada de água pode tornar saneamento mais sustentável no Brasil

Redação – 11.09.2020 –

A demanda por serviços de saneamento básico no país podem ganhar um tom mais sustentável com a medição individualizada de água segundo a CAS Tecnologia. A empresa tem sistemas para essa área e a aposta nelas para impulsionar o consumo inteligente. No caso do mercado corporativo, o maior interesse pela medição individualizada seria focado em dois pontos: otimização de custos e pela necessidade de conhecer o perfil do consumo de água do negócio e, assim, gerenciar o uso e combater o desperdício ao mesmo tempo.

De acordo com a CAS, é possível monitorar todo o setor produtivo da indústria e saber, em detalhes, qual o consumo em cada etapa da operação ao se adotar a medição individualizada. Os resultados permitiriam melhorar os processos, reduzir o desperdício no uso de água, ter maior controle e, como resultado final, além de benefícios ambientais, diminuir os custos de fabricação do produto.

No mercado doméstico, com a instalação de um moderno medidor que permite a leitura individualizada do gasto com água nos apartamentos em um prédio ou condomínio, a conta passa a não ser mais conjunta e cada condômino paga exatamente o valor da água consumido. A tecnologia pode ser instalada também em residências e permite ainda identificar vazamentos que podem ocorrer à noite, o que evita o desperdício e custos extras.

Outro resultado é melhorar a eficiência da distribuição da água nas cidades, existem hoje soluções tecnológicas chamadas de smart water. Essa tecnologia promove a sustentabilidade e aumenta a eficiência no sistema de distribuição de água de concessionárias, evitando o desperdício nas adutoras. Por medição remota, ela permite controlar e atuar em todo o fluxo de distribuição de acordo com a operação da concessionária, de forma integrada, sendo inclusive possível acompanhar eventuais vazamentos e desperdícios em tempo real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *