Mercedes-Benz amplia espaço na nova frota de ônibus de Curitiba

Redação – 02.04.2019 –

Empresa projeta 60% de market share na capital do Paraná em 2019, dobrando a média dos últimos anos

A Mercedes-Benz comemora seu crescimento na frota de ônibus urbanos de Curitiba. Hoje, mais de 60% do volume de 251 ônibus já adquiridos pelo atual programa de renovação de frota da cidade são da marca. E mais: numa conquista inédita para a empresa, oito unidades do seu superarticulado entram em operação no BRT de Curitiba ainda nesse mês. Bom, o que exatamente esses números significam além de negócios? Resposta: a entrada mais assertiva num território onde a sueca Volvo era a norma. A personalização é uma das marcas das novas entregas. Segundo a fabricante, o superarticulado em questão – modelo O 500 MDA – foi especialmente desenvolvido com 21 metros de comprimento para atender aos gestores locais.

“Depois de um longo período, as empresas operadoras de Curitiba voltaram a renovar suas frotas. Para nossa satisfação e orgulho, ganhamos ampla preferência nesse processo, participando de forma marcante de um sistema de transporte coletivo urbano que é referência para grandes cidades no país e no mundo”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. O processo de renovação em andamento prevê um total de 450 ônibus até 2020. Ou seja, mais 200 unidades ainda serão adquiridas pelas operadoras da capital sulista.

Dos 160 ônibus negociados, 124 já estão em circulação desde o ano passado e mais 36 unidades estão previstas para esse mês. Com isso, a Mercedes-Benz mais de 60% do volume de 251 ônibus já adquiridos pelo atual programa são da fabricante alemã.

Um dos destaques é o novo superaticulado criado para o sistema BRT (Bus Rapid Transit), com capacidade de transporte para até 165 pessoas. Segundo Barbosa, as demonstrações do veículo resultaram na aprovação do superarticulado pelas operadoras. Uma delas adquiriu seis unidades do modelo para renovação de frota depois de cerca de um mês de uso do modelo.

Dados da prefeitura de Curitiba mostram que o sistema de transporte público atende em média 730 mil passageiros por dia, com uma frota de 1.650 ônibus urbanos. A renovação, iniciada no ano passado, acontece depois de seis anos. A Mercedes-Benz, ainda de acordo com a prefeitura, teria 55% da frota que opera na capital.