Mineração terá sua primeira rede comercial 5G autônoma

Nelson Valêncio – 22.07.2020 –

Tecnologia da Nokia de rede sem fio autônoma em 5G será ativada na mina de testes da fabricante de equipamentos Sandvik na Suécia

Os países nórdicos estão, desculpem o trocadilho, dando o norte para as redes sem fio autônomas em 5G. Explicando: a tradicional fabricante de equipamentos para mineração Sandvik vai ativar uma rede comercial desse tipo – uma das primeiras no mundo e sem dúvida a primeira em mineração – na mina de teste em Tampere na Finlândia. A novidade faz parte do avanço da Nokia, que já teria mais de 180 clientes corporativos com redes privadas sem fio em todo o mundo, dos quais mais de 30 compromissos são 5G.

Segundo Patrick Murphy, presidente da Sandvik, a rede sem fio privada amplia os recursos da mina de testes. A meta é aplicar a digitalização em operações comuns das mineradoras e abrir novas oportunidades em robótica, operações remotas e autônomas, automação completa de frota, análise e segurança aprimorada. Além da fabricante nórdica, a lista de implantações sem fio privadas 5G incluem empresas como Deutsche Bahn, Lufthansa Technik e Toyota Production Engineering.

Na avaliação da Nokia, com o 5G SA, a companhia acredita que “estabelece um novo padrão para nossos clientes corporativos com uma linha de soluções sem fio privadas de classe mundial para atender às suas necessidades de digitalização, não importa seu ponto de entrada ou requisitos de conectividade”. O padrão deve atender cenários mais exigentes como a fabricação automotiva, “onde operações de nuvem, robótica e máquinas autônomas criam demandas de missão crítica para baixa latência confiável e alta taxa de dados”, diz o comunicado oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *