Miniescavadeira a ar comprimido: uma quebra de paradigmas, até nas fantasias

Da Redação – 31.08.2016 –

Foto de Divulgação da Volvo
Foto de Divulgação da Volvo

Depois da escavadeira a cabo, que deu lugar às escavadeiras hidráulicas que estamos habituados a ver diariamente, uma miniescavadeira pneumática (movida a ar comprimido) poderia ser uma verdadeira quebra de paradigmas no setor de equipamentos off road. O condicional “poderia”, fique claro, é indispensável nessa história, pois a máquina, que de fato existe e é pneumática, não vai ao canteiro de obras e tampouco pode concorrer com as miniescavadeiras que conhecemos: ela é de brinquedo.

A Lego fez uma miniatura detalhada de uma miniescavadeira Volvo (modelo EW160E), com 1116 elementos individuais. Pelo tamanho reduzido, obviamente, os movimentos das articulações e giro da máquina não puderam ser replicados como na original, com comandos e circuitos hidráulicos. E a inovação partiu dessa dificuldade, resultando na implantação de um pequeno circuito pneumático para que a réplica em miniatura pudesse de fato replicar os movimentos da máquina original.

“Pudemos focar e captar o aspecto visual da escavadeira. Fomos um pouco mais longe e acrescentamos o sistema pneumático que utiliza ar comprimido para replicar como uma máquina verdadeira trabalha com seu sistema hidráulico – que opera o braço principal e a caçamba”, confirma Andrew Woodman, gerente de projeto sênior da Lego Technic. Segundo ele, o modelo também tem outras funções realistas, como o levantamento e abaixamento da cabine, a direção e os estabilizadores, que saem de baixo do chassi para estabilizar a máquina quando ela está trabalhando.

Woodman e sua equipe – com suporte de engenheiros da Volvo – levaram dois anos para desenvolver a miniatura. “Não apenas queríamos criar uma grande experiência de construção para as pessoas que compram os nossos modelos, como também queríamos que a Volvo CE se orgulhasse de um modelo Lego Technic que é uma excelente representação da sua máquina”, diz.

Para garantir que o design estivesse o mais exato possível, ele visitou a fábrica em Konz, na Alemanha, onde as EW160Es verdadeiras são construídas. “Na linha de produção, pudemos ver as diferentes fases do projeto, entramos na cabine, conhecemos realmente como a escavadeira é construída”, lembra. A relação estreita com a Volvo permitiu à sua equipe manter-se atualizada em relação a todos os novos desenvolvimentos, como a inclusão do novo corrimão e protetores alaranjados da marca, que só agora estão começando a ser implementados nas máquinas verdadeiras.

Peter Bauer, engenheiro de veículos da fábrica CE Volvo em Konz, trabalhou de perto com a equipe de desenvolvimento. “Tendo brincado com Lego Technic quando criança, fiquei animado para ver como eles iriam se sair com o projeto. Fiquei impressionado com o nível de detalhe que eles queriam alcançar. A primeira coisa que trabalhamos juntos foi a cabine elevada. O protótipo já estava bastante exato, mas fomos capazes de torná-lo o mais próximo possível da máquina real”, conclui.