Montadora lança recurso de mobilidade urbana com Inteligência Artificial na Espanha

Redação – 27.02.2019 –

Novidade é o Mobility Advisor, lançado pela Seat, como prova de conceito e baseado na plataforma de AI Watson da IBM

 

A Seat, divisão da montadora alemã Volkswagen, lançou mais uma novidade incorporada ao seu carro conceito Minimó (foto) em Barcelona, onde tem sua sede e onde acontece a MWC, um dos maiores eventos de mobilidade do mundo. O veículo adota o Mobility Advisor, recurso de inteligência artificial (AI) da plataforma Watson, da IBM. O sistema informa as opções de transporte diário na cidade incluindo carros, scooters, bicicletas e o sistema público.

O recurso ainda está em desenvolvimento e é projetado para funcionar em redes 4G/5G e funciona como um assistente, fornecendo aos usuários uma interface conversacional para planejar e otimizar rotas e, inclusive, sugerir, outras opções de transporte na rota do motorista. A plataforma funciona na nuvem e reúne dados sobre tráfego, clima e outras informações, além de incorporar o histórico do motorista.

Um exemplo? Quem dirige pode ser orientado a deixar o carro na garagem e ir para seu destino com outras combinações, como um dos scooters e-Kick, da Seat, como parte da jornada. Ou ainda combinar a essa opção com trechos de caminhada. Na avaliação dos executivos da montadora, a ativação das redes 5G vai impulsionar as transformações no trânsito. A empresa tem outros planos na área, inclusive parcerias com capitaneadas pela XMOBA, sua subsidiária para testar soluções de mobilidade urbana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *