Montadoras vão compatilhar dados de sensores em carros para melhorar tráfego nas cidades

Da redação – 12.12.2016 –

Empresa de mapeamento Here, que pertence à BMW, Audi e Daimler, vai jogar informações na nuvem para que sejam usadas por veículos autônomos e tradicionais.

Quem enfrenta o trânsito de cidades grandes como São Paulo ou Rio sabe a diferença que aplicativos como o Waze fazem no dia a dia. Agora, a norte-americana Here, uma empresa especializada em mapeamento e que foi comprada em 2015 pelas montadoras BMW, Audi e Daimler, vai compartilhar os dados dos sensores embarcados em veículos das três marcas. A iniciativa é um passo a mais para fortalecer a ideia de carros autônomos (outro sonho, o dos que não sabem dirigir).

A informação dos sensores à bordo é relativamente mais rica do que os dados de aplicativos  como o já citado Waze, da Google, cuja fonte são os motoristas que compartilham informações via smartphones ou outros dispositivos móveis. Outro aplicativo que também pertence à Google é o Urban Engines, o qual reúne dados de pedestres para prever o congestionamento no centro das cidades. No caso da Here, a transmissão das informações é automática direta da cabine dos automóveis, caminhões, ônibus, etc.

De acordo com a revista Technology Review, do MIT, outros fabricantes além dos donos da Here devem também disponibilizar as informações de sensores embarcados. A iniciativa, por exemplo, deve contar com a Civil Maps, uma startup que passou a usar as informações para gerar mapas precisos que devem ser usado pelos veículos autônomos. Já a Comma.ai pretende cruzar informações dos sistemas de radar de carros com inteligência embarcada, retroalimentando a base de informações para os automóveis autônomos.

Uma das proposições em discussão é lançar todos os dados de vários fabricantes em um único pool na nuvem e daí compartilhá-los. Com isso, o compartilhamento acontece tanto entre os veículos autônomos como os – ainda – dirigidos por humanos.