Moody avalia como estável o setor de energia em 2020 e aponta trabalho da Aneel

Redação – 16.12.2019 –

Relatório da agência de rating destaca papel da Aneel

A agência de ratings destacou a estabilidade das áreas de transmissão e distribuição do setor elétrico no ano que vem. De acordo com o relatório da Moody´s Investors Service, a Aneel, agência regulatória de energia elétrica, é uma das responsáveis pela manutenção da estabilidade e garantia de retorno de investimentos. Segundo o documento, “a agência reguladora Aneel conduz de forma transparente quaisquer mudanças nos mecanismos de reembolso através de consultas públicas nas quais os participantes do mercado podem opinar”.

O relatório destaca entre os principais desenvolvimentos regulatórios nos últimos anos para o segmento de distribuição: o aumento na frequência de leilões de energia para reduzir a exposição involuntária das companhias de distribuição à demanda de eletricidade mais baixa que a esperada; e o mecanismo de bandeiras tarifárias. Na transmissão, a agência destaca a realização frequente dos leilões de transmissão e as políticas públicas de expansão da rede.

O relatório reforça a posição da agência de classificação de risco S&P Global Ratings que avaliou que o trabalho da Aneel tem garantido estabilidade ao setor elétrico. Em sua análise, publicada em setembro deste ano, a S&P destaca que “o sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil opera sob um marco transparente e previsível, que dá suporte à qualidade de crédito das empresas do setor”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *