Movimentação de cargas nos portos privados cresce 9,3% entre janeiro e maio

Redação com ATP – 15.07.2021 – Dados do setor mostram que perfil de carga que mais evoluiu foi movimentação de contêineres

A movimentação de cargas nos terminais portuários privados cresceu 9,3% entre janeiro e maio de 2021, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Nos primeiros cinco meses do ano, os Terminais de Uso Privado (TUPs) movimentaram 315,5 milhões de toneladas. A movimentação total cresceu 9,2%.

Os dados são da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). Segundo Murillo Barbosa, presidente da entidade, dois TUPs associados estão entre os terminais que tiveram maior crescimento percentual – o Terminal Marítimo Ponta Ubu, com aumento de 516,9%, e o Terminal TMULT e TCAR que cresceu 136,5%.

De acordo com o executivo, o setor portuário privado segue respondendo positivamente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 no país. Barbosa destaca a contribuição dos TUPs para a economia nacional no período. “Apesar do momento desafiador que o país atravessa, os portos privados seguem apresentando números ascendentes na movimentação de cargas. O setor portuário privado tem importante participação na recuperação econômica dos últimos meses”, explica.

Os perfis de cargas que apresentaram maior crescimento em movimentação nos portos privados no período foram Contêiner (+19,3%), Carga Geral (+16,9%), Granel Líquido e Gasoso (+14,5%) e Granel Sólido (+4,9%).

Os números podem ser encontrados no DataPort, banco de dados da ATP, que reúne informações atualizadas do setor portuário em uma única plataforma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *