MS disponibiliza linha de crédito para projetos de energia solar

Da redação – 24.10.2016 – 

Derivada do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste (FCO), linha permitirá o financiamento a longo prazo de até 100% dos novos projetos voltados à geração de energia fotovoltaica.  

A Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) anunciou junto ao governo do Mato Grosso do Sul, a criação de uma nova linha de crédito para o total financiamento de novos projetos de geração de energia solar. Com investimentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste, a linha – chamada de FCO SOL – nasce com o objetivo de incentivar à micro e a minigeração distribuída da energia solar.

De acordo com a Absolar, o novo crédito será implementado nas mesmas diretrizes da FNE SOL, financiamento de projetos de energia dos estados da região Nordeste. Atualmente, o modelo tem trabalhado com taxas de juros de 6,5% a 11% ao ano (abaixo da média de mercado), carência de 6 a 12 meses, prazos de pagamento que podem chegar a 12 anos e bônus de adimplência.

Ainda segundo a Associação, a criação da FCO SOL foi motivada pela entrada do estado do Mato Grosso do Sul no Convênio ICMS nº 16/2015, que autoriza os governos estatais a isentarem o ICMS sobre a energia injetada na rede de distribuição – eletricidade de consumidores independentes, que geram sua própria energia e depositam a sobressalente na rede. “Trata-se de uma medida estratégica para incentivar investimentos na área, movimentar a economia, atrair empresas e gerar novos empregos de qualidade”, comenta Rodrigo Sauai, presidente Executivo da Absolar.

Com a adesão, o Convênio passa a contar com um grupo formado por 21 estados e o Distrito Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *