Mudança do Ceagesp gera prêmio internacional

Da Redação – 08.02.2017 –

Famoso entreposto paulista poderá mudar de lugar e estudantes de arquitetura de todo o mundo disputam projeto de revitalização da área atual

Poucas pessoas fora de São Paulo conhecem a Vila Leopoldina, mas certamente muitas já ouviram falar no Ceagesp. Com a provável mudança do mercado – em estudo – o foco é a mudança do bairro, onde hoje está o entreposto. A revitalização faz parte da 7ª edição do Schindler Global Award (SGA), que deve premiar a melhor proposta. Na visão do júri é preciso que o plano contemple espaços públicos e infraestrutura, com ênfase à integração da população a aos elementos urbanos.

“Com temática focada no bairro da Vila Leopoldina, na cidade de São Paulo, o SGA 2017 desafiou os alunos a elaborarem projetos para a área da Ceagesp – visto que há uma iniciativa em andamento que estuda a transferência do complexo para outra região, o que deixaria a área livre para propostas de desenvolvimento urbano”, diz o anuncio oficial do prêmio.

Formado por 13 profissionais ligados à área de arquitetura e urbanismo e de renome nacional e internacional, o júri tem a missão de escolher os projetos que melhor propuserem soluções urbanísticas, considerando o potencial da nova região e à integração ao contexto local, fortalecendo a cidade e a área como um todo.

“Em todo o mundo estamos acompanhando esse movimento de transformação no qual as grandes indústrias se deslocam das zonas centrais, deixando grandes áreas disponíveis para serem desenvolvidas”, reforça André Inserra, Presidente da Atlas Schindler. De acordo com ele, o prêmio é uma forma da empresa estimular reflexões sobre soluções que contribuam para o desenvolvimento urbano. Os vencedores serão anunciados em abril em uma cerimônia de premiação em São Paulo quando serão entregues os prêmios em dinheiro, que alcançam US$ 100 mil.