Navio high tech vai instalar cabos submarinos de alta voltagem

Da Redação – 04.09.2017 –

Equipamento poderá instalar cabos HVAC e HVDC para interligação de parques eólicos

Encomendada pela Nexans, a embarcação entra em cena em 2020 e reúne a experiência centenária da fabricante europeia no lançamento de cabos de energia submarinos. O foco do novo navio serão os projetos de interligação de parques eólicos construídos no mar, tanto de cabos de alta voltagem de corrente alternada como os de corrente contínua. Capacidade não faltará, uma vez que o equipamento , terá uma plataforma giratória com capacidade para 10 mil toneladas de cabos.

O navio foi projetado pela consultoria Skipsteknisk AS e está sendo construído pelo estaleiro croata Uljanik Group. Além da plataforma citada, a embarcação terá um “alto grau de redundância em potência e propulsão”, segundo a Nexans, o que significa a inclusão do padrão de capacidades em Posicionamento Dinâmico (classe IMO 3). Traduzindo o recurso: trata-se de um dispositivo que permite ao navio realizar operações de instalação complexas de produtos flexíveis em águas rasas e profundas. Outro diferencial seria operar em vários modos, o que facilitaria a instalação de cabos de alta tensão submarinos com novas tecnologias.

Capacidade para 10 mil t de cabos e tecnologia de instalação em alto mar ou próximo ao litoral

“A construção deste novo navio de colocação de cabos é um marco fundamental no nosso compromisso com energia limpa”, disse Arnaud Poupart-Lafarge, CEO da Nexans. Para Dirk Steinbrink, vice-presidente executivo sênior de alta tensão e do grupo de negócios de cabo subaquático da multinacional, o novo navio reforçará a posição da Nexans como líder no crescente mercado de cabeamento HV submarino, ao lado de outro equipamento da empresa, o CLV Nexans Skagerrak.