Nokia aposta em novas soluções de acesso fixo sem fio para operadoras de telecom

Redação – 16.10.2019 –

Fabricante vê as concessionárias como distribuidoras de gateways internos e outros dispositivos para ativação de serviços na última milha

As operadoras de telecom são um parceiro estratégico da portfólio da Nokia para soluções de acesso fixo sem fio (FWA, da sigla em inglês). São elas que podem oferecer os novos gateways para seus assinantes, na última milha da rede. Parte dos novos dispositivos de FWA da fabricante finlandesa deve ser mostrada na Futurecom, feira que acontece no final do mês em São Paulo. São eles: os novos gateways e receptores FastMile 4G e os os novos gateway FastMile 5G.

No caso da família de gateways e receptores FastMile 4G a ideia é incorporar mais funcionalidades inovadoras para as operadoras que procuram maximizar os investimentos em 4G. Já o FastMile 5G suporta bandas 5G adicionais para aumentar a cobertura regional, introduz novos recursos que simplificam a instalação e integra Wi-Fi 6 para garantir que velocidades 5G e baixa latência cubram para todos os cantos da casa. Ou seja, o acesso fixo sem fio alinhado com a quinta geração de telefonia móvel, ou seja, o 5G FWA.

O 5G FWA estaria alinhado com velocidades gigabit e ofereceria às operadoras móveis uma oportunidade única para captar novas receitas, melhorando o seu caso de negócios 5G com serviços adicionados. Para operadoras convergentes, o 5G FWA representa outra ferramenta no kit de soluções para oferecer acesso massivo escalável com uma mistura de tecnologias de fibra, cobre, cabo coaxial e 5G RAN para superar os obstáculos de implantação, reduzir custos e acelerar o tempo de comercialização.

A Nokia está realizando um teste de sua solução FastMile 5G com mais de 30 operadoras e começando a implantar a solução em todo o mundo com operadoras como a Optus. “O acesso fixo sem fio 5G é uma tecnologia crítica que complementa nossas soluções de acesso de fibra, cobre e cabo coaxial existentes”, explica Sandra Motley, presidente de redes fixas da Nokia. Segundo ela, qualquer operadora que possua espectro pode oferecer verdadeiros serviços de nível fixo Gigabit com o novo gateway 5G FastMile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *