Nokia investe em tecnologia de baterias para as novas redes 5G

Redação – 11.09.2019 –  

As baterias sempre foram um dos gargalos dos modernos equipamentos eletrônicos e com a ativação das redes de quinta geração (5G), o problema pode aumentar. De olho nesse gap, a Nokia está investindo em melhorias com projetos na Irlanda e na Finlândia. Segundo a fabricante, ela já teria criado baterias com capacidade para armazenar duas vezes mais energia do que os dispositivos atuais. Outro ganho é o tempo de vida útil, ampliado em 2,5 vezes.

As modificações não afetariam nem o volume e nem o peso final do produto, além de garantir dimensões compactas. A invenção foi projetada em parceria com o Amber, Centro de Pesquisa da Trinity College Dublin, na Irlanda. Só para lembrar: a fabricante está respaldada pela tradição dos oito Prêmios Nobel concedidos aos Nokia Bell Labs até agora.

Outro importante benefício é a capacidade da nova bateria de corresponder às necessidades de grandes redes de energia abastecidas por fontes renováveis. Em virtude das oscilações na geração de energia por parte de tecnologias eólica e solar, por exemplo, é imprescindível garantir unidades confiáveis de armazenamento. É nesse espaço que a inovação produzida pelos Nokia Bell Labs tem potencial para revolucionar a performance dessas plantas de energia.

Segundo a Nokia, as características inovadoras do produto atendem às crescentes demandas dos dispositivos mais avançados do mercado (smartphones, drones, carros elétricos e robôs) por maior poder de armazenamento e aumento da vida útil dos componentes. Além disso, em razão das especificidades técnicas e físicas, o dispositivo é capaz de suprir eventuais necessidades das redes 4G e 5G que não tenham acesso direto a energia ou que precisem de uma fonte alternativa de força para funcionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *