Nokia lança software que viabiliza funcionalidades do 5G na nuvem

Redação – 10.02.2020 –

Solução permite operações de rede com cloud nativa e automação extrema para 5G e é focado nas operadoras de telecomunicações

A quinta geração de telefonia móvel (5G) nem se estabeleceu mundialmente, mas já está na nuvem. Pelo menos na Nokia. A fabricante finlandesa lança a Nokia Network Operations Master, que basicamente oferece funcionalidades de gerenciamento de redes. A solução pretende atender as necessidades de encarar a complexidade técnica do 5G, entre elas a maior exigência das redes física e virtual. Segundo a Nokia, a demanda exigira muito da área operacional das operadoras.

O software tem ferramentas para solução de problemas, administração, gerenciamento de software e gerenciamento de configuração. A diferença para outros tipos de gerenciamento existentes e que funcionam do 2G ao 4G é o nível de automação. Até agora, as soluções tem sido adicionadas em grande parte manualmente. Na avaliação da Nokia, sistemas de gerenciamento atuais também “têm sido incapazes de dimensionar as necessidades da evolução da rede para nuvem em escala e 5G”.

“Com uma abordagem orientada por software, técnicas de aprendizado de máquina e operações personalizáveis, o Network Operations Master permite que esses processos sejam automatizados e simplificados, garantindo que as funcionalidades de operações existentes sejam mantidas”, explica a Nokia em comunicado oficial. Segundo ela, ao automatizar ações em milissegundos de resposta a uma grande variedade de eventos de rede, o software reduz significativamente as cargas de trabalho de ações repetitivas e permite que os centros de operação das operadoras se concentrem nos eventos de rede mais críticos.

“Com o 5G forçando funções tradicionais, como gerenciamento de receita e atendimento ao cliente, para a nuvem e ajudando a impulsionar o software mais profundamente na rede, as operadoras precisam de uma abordagem moderna para realizar operações de rede que seja automatizada, mais eficiente e escalável”, resume Ron Haberman, diretor de tecnologia da Nokia Software.