Nokia testa uso de drone em tsunamis e outros desastres naturais

Redação – 19.11.2019 –

Avaliação em Sendai, no Japão, mostrou que sistema usando drones, com transmissão de dados via rede LTE, é eficaz para mitigar efeitos de tsunami

Um teste conjunto entre a cidade japonesa e a multinacional finlandesa mostrou que o uso de drones pode ser eficaz para ajudar nos esforços de prevenção e mitigação de desastres naturais, inclusive tsunamis. O voo teste usou uma rede privada LTE e a plataforma de automação digital baseada na nuvem da Nokia para controle e comunicação do drone. Durante o desastre simulado, os testadores foram capazes de emitir um grande alerta de tsunami para os evacuados em áreas costeiras, por meio do alto-falante do drone, e monitorar a zona de chegada do tsunami e as áreas costeiras por meio de imagens de câmeras no aparelho.

A cidade de Sendai é o centro da região de Tohoku, Japão, e fica a nordeste de Tóquio, na Ilha Honshu, com uma população de mais de 1 milhão de habitantes. As áreas costeiras foram devastadas pelo tsunami causado pelo grande terremoto no Japão em 2011, e passaram a ser reconhecidas internacionalmente pela Organização das Nações Unidas como um símbolo de redução do risco de desastres e reconstrução. No teste de verificação, assumiu-se que um grande alerta de tsunami seria emitido na área costeira perto do Centro de tratamento de água Minami-Gamo em Miyagino Ward, na cidade de Sendai.

Em termos de infraestrutura, a Nokia implementou uma rede privada LTE perto do Centro de tratamento de água Minami-Gamo usando sua tecnologia plug-and-play de automação digital em nuvem. Com alto-falantes, câmeras HD e câmeras térmicas montadas em drones Nokia, os testadores entregaram mensagens de voz gravadas e em tempo real, além de realizarem monitoramento aéreo usando HD e streaming de vídeo de câmera térmica dos drones. Os testes foram realizados entre 9 e 12 de novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *