Norsk Solar investe R$ 150 milhões em 12 novas usinas solares no Brasil

Redação – 01.07.2021 – Contrato foi assinado com GDSOlar e a Órigo Energia e prevê uma capacidade total de 37 MWp de geração

A norueguesa Norsk Solar assinou um acordo com a GDSolar e a Órigo para a construção de 12 usinas fotovoltaicas no Brasil com capacidade de geração estimada de 37 MWp. O objetivo da Norsk Solar – que atua em mercados emergentes – é financiar, construir e desenvolver uma carteira de projetos de energia solar direcionada para os setores corporativo e industrial. O investimento inicial previsto para essa fase totaliza R$ 150 milhões e a maior parte das usinas será construída no estado de Minas Gerais, com contrato de 25 anos.

O desenvolvimento da operação, a modelagem do negócio e a construção dos projetos é de responsabilidade da GDSolar. Já a terceira empresa envolvida na operação é a Órigo Energia, pioneira no setor brasileiro de geração distribuída compartilhada e que atende atualmente por meio da gestão de cooperativas mais de 15 mil clientes, entre residências e pequenas empresas.

Com os projetos anunciados, a Norsk Solar reforça seu posicionamento como produtora independente de energia solar, com 70 MW de ativos em operação ou em construção em mercados emergentes. A empresa possui um pipeline de projetos de 2 GW com foco em projetos solares corporativos e industriais. A Norsk Solar possui escritórios na Noruega, Ucrânia, Nicarágua, África do Sul, Brasil e Vietnã.

“Este acordo é um passo natural no plano de negócios da Norsk Solar no Brasil e consolida nossa entrada nesse mercado. Nossa equipe tem feito um excelente trabalho visando clientes dentro do espaço corporativo e industrial (C&I). O objetivo é suprir a demanda por energia limpa, barata e com custo previsível. Este é o primeiro projeto de um pipeline de rápido crescimento e está alinhado com nossas ambições de crescimento na região”, disse Øyvind L. Vesterdal, CEO da Norsk Solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *