Nova iluminação viabiliza ciclovia com horário noturno em São Paulo

Redação – 04.08.2021 – Com 21,5 km de extensão numa área pertencente à CPTM, ao longo da Linha 9-Esmeralda e às margens do Rio Pinheiros, a ciclovia tem atraído cerca de 100 mil ciclistas por mês. 

Uma parceria entre o governo paulista, a Enel Distribuição São Paulo e Enel X permitiu a entrega da segunda fase do sistema de iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros, totalizando 10 quilômetros com 390 pontos de iluminação LED e tecnologia Smart Lighting, que permite o gerenciamento do sistema de forma remota. Assim os ciclistas terão mais segurança para pedalarem à noite, permitindo a reabertura da ciclovia no período noturno. A partir do dia 17 de agosto, os ciclistas podem entrar na ciclovia até 23h e permanecendo até meia-noite.

“A Ciclovia Novo Rio Pinheiros transformou a paisagem ao longo do rio e a rotina de milhares de ciclistas que pedalam atualmente em uma pista excelente, com infraestrutura de apoio, banheiros e agora com iluminação. Isso traz mais segurança para a população e mais tempo para usar a via ao longo da noite também”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Tecnologia de última geração

A Enel X estuda implantar ainda uma série de tecnologias de cidades inteligentes de última geração no local, como wi-fi público, sensores e câmeras. A implantação do sistema de iluminação pública, além de trazer mais segurança aos ciclistas que frequentam o local, possibilita a ampliação do horário de funcionamento da ciclovia para o período noturno.

Com 21,5 km de extensão numa área pertencente à CPTM, ao longo da Linha 9-Esmeralda e às margens do Rio Pinheiros, a ciclovia tem atraído cerca de 100 mil ciclistas por mês. Por meio de um chamamento público, o Governo do Estado de São Paulo transferiu a gestão da área para a iniciativa privada em março de 2020. A Farah Service assumiu os trabalhos de recuperação e obteve o direito de explorar a Ciclovia.

Foi feito recapeamento e pintura da pista, sinalização, limpeza e jardinagem. Os ciclistas ganharam pontos de apoio com banheiro e bebedouro, além de novos cafés, vending machines e até chuveiros distribuídos ao longo do percurso. O Governo do Estado deve entregar toda a iluminação da via ainda neste ano.

Reinaugurado oficialmente em dezembro de 2020, o espaço ganhou o nome de Ciclovia Novo Rio Pinheiros. São seis acessos para a pista, localizados na Rua Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo, Estação Jurubatuba, Passarela da EMAE, junto à estação Vila Olímpia, Estação Santo Amaro, Passarela Parque do Povo e Ponte Cidade Universitária.

A pista está aberta diariamente entre 5h30 e 18h30 e pode ser acessada pelos usuários por seis pontos diferentes localizados na Rua Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo, Estação Jurubatuba, Passarela da EMAE, junto à estação Vila Olímpia, Estação Santo Amaro, Passarela Parque do Povo e Ponte Cidade Universitária.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *