Novas soluções de rádio da NEC ganham mais recursos para atender infraestrutura de 5G

Redação – 04.08.2021 – Equipamentos foram desenhados para atender maior capacidade das redes de quinta geração segundo fabricante japonesa

A NEC anunciou o lançamento de novas unidades externas de alta potência (ODU) da série iPASOLINK IAP3 e a nova geração de Outdoor Branching Combiner (OBC2). A meta é ajudar as operadoras a vencerem os desafios que enfrentam para aumentar a capacidade da rede 5G e acelerar as necessidades de implantação.

De acordo com a NEC, as novas ODUs apresentam aprimorado desempenho de RF em um design leve, compacto e com baixo consumo de energia. Tecnicamente, a série oferece até 5dB de melhoria de potência de transmissão nas modulações mais altas, fator crucial para as operadoras que buscam links de alta capacidade, desempenho e disponibilidade. O IAP3 suporta as frequências de 6 a 23 GHz e larguras de canal de até 112 MHz com modulação adaptativa (AMR) de até 4096 QAM.

O controle automático de potência do transmissor (ATPC) é habilitado no IAP3, garantindo uma operação eficiente. Todas as configurações padrões de rádio são suportadas, incluindo Cancelamento de Interferência de Polarização Cruzada (XPIC) e operação de Diversidade de Espaço. O IAP3 também é totalmente compatível com o novo acoplador híbrido N-on-1.

O acoplador híbrido N-on-1 fornece às operadoras um meio simples de aumentar a capacidade e a disponibilidade. Ele também apresenta flexibilidade aprimorada, permitindo que as operadoras usem vários canais em uma única banda ou combinem canais em diferentes bandas de frequência.

A quantidade de sobressalentes também foi reduzida, pois o sistema usa as mesmas ODUs IAP3 e IAG3 implantadas em outras partes da rede. As operadoras podem começar com um único canal e ampliar facilmente no futuro, conforme o espectro se torne disponível, reutilizando e reimplantando as mesmas ODUs de outras partes da rede. O acoplador híbrido N-on-1 é compacto, leve e de montagem direta, reduzindo a demanda por reforço de torre.

Já a próxima geração do Outdoor Branching Combiner (OBC2) oferece configurações flexíveis de até 16 canais de rádio (oito canais em ambas as polarizações) em configurações ACAP, ACCP, CCDP e CCDP + ACCP, com suporte para capacidades de até 10 Gbps. A nova arquitetura simplifica as atualizações de campo e uma opção de cascata simples permite o suporte para Diversidade de Espaço.

O tamanho do OBC2 foi reduzido pela metade e o peso diminuído em até 80%, deixando menor o carregamento geral da torre e os requisitos de abertura. Além disso, a construção com classificação IP66 oferece operação confiável e livre de manutenção nos ambientes externos mais severos. O OBC2 fornece suporte para operação em modulações mais altas de até 4096 QAM e permite desempenho de RF superior, minimizando as perdas de potência de transmissão por meio de reduções na perda de inserção e distorção de sinal no circuito de ramificação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *