O desafio dos ISPs em conquistar novos assinantes

Da Redação – 16/01/2017 –

Sistema de consulta cadastral online, desenvolvido pela Procob Soluções, fornece informações completas sobre os potenciais clientes cobertos pela rede dos provedores.

Um problema recorrente entre os provedores de internet (ISPs) locais e até mesmo os de grande porte é o baixo percentual de clientes conquistados em uma mesma região coberta pela sua infraestrutura de rede, o que acaba impactando seu custo de operação. A solução para o problema passa pelo adensamento da base de usuários em uma rede instalada, o que requer conhecimento desse mercado e esforço comercial para a conquista dos potenciais clientes cobertos pela infraestrutura do provedor.

Para isto, a Procob Soluções, especializada em consultas cadastrais, mailing e dados para cobrança e recuperação de crédito, entre outros, dispõe de um sistema online para prospecção desses potenciais assinantes do serviço. Trata-se de um sistema de mapeamento de regiões, que possibilita acesso a informações sobre até mil moradores na mesma rua ou avenida, em uma única consulta ao custo de R$ 0,35.

Segundo André Rocha, sócio diretor da Genesis Procob, franquia da empresa em Contagem (MG), o sistema de consulta fornece informações completas sobre os potenciais clientes na região pesquisada, como nome, data de nascimento, telefones fixos e celulares com as respectivas operadoras, seus contatos comerciais, empresa na qual trabalha, parentes e moradores no mesmo endereço. “Com essas informações e nosso apoio em treinamento de vendas, a área comercial do provedor consegue uma abordagem mais efetiva e com maior taxa de sucesso”, diz ele.

O levantamento cadastral, que também identifica clientes empresariais, informando o nome do proprietário, quantidade de funcionários e outros dados, é direcionado prioritariamente para provedores locais, que operam em regiões com baixa concorrência. “Geralmente, quando pensam em expansão, eles imaginam investimentos em ampliação da infraestrutura, sendo que operam com cerca de 5% a no máximo 30% de clientes ativados na rede instalada, o que demonstra o potencial de crescimento do negócio com os recursos que já dispõem”, pondera Rocha.

Por esse motivo, ele explica que a Genesis, como franqueada da Procob, atende provedores de internet e de telecom de Minas Gerais e dos demais estados do país, menos nas capitais. Afinal, são nos municípios de pequeno e médio porte que as empresas regionais concentram sua atuação, devido à maior proximidade com o cliente e à menor concorrência com os grandes provedores.

Justamente por esse perfil local, o executivo explica que o diferencial desses provedores é justamente o fato de conhecer melhor o usuário, algo que o sistema oferecido ajuda a aprofundar. “Ele não substitui outras ferramentas de vendas, mas as completa, pois conhecendo os hábitos do usuário, o provedor consegue estabelecer uma abordagem em que desperta primeiro sua atenção e depois o desejo pelo serviço, para então concretizar o negócio.” Além do suporte à área comercial, o sistema também provê informações importantes para realizar a cobrança de inadimplentes e recuperação de equipamentos instalados.