O que pode aumentar o uso de transporte público no Brasil?

Redação – 05.02.2021 –

Cláudio de Senna Frederico, em artigo publicado na ANTP, analisa os dados da pesquisa da Moovit e discute o que foi apontado como influenciador em 2019 e 2020

O que pode trazer mais usuários para o transporte público? A pergunta foi analisada pelo consultor da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), que fez uma avaliação dos dados da recente pesquisa do aplicativo Moovit em várias cidades brasileiras. Frederico destaca que os dados cobrem tanto o ano de 2019 – sem pandemia – e o ano passado, quando o efeito da Covid-19 sobre o setor foi determinante.

“Resolvi me debruçar sobre a parte em que a pesquisa de opinião indaga “O que faria você usar o transporte público com frequência?” Afinal de contas é um assunto sobre o qual todos se consideram especialistas, em especial aqueles que nunca, ou quase, o utiliza. Em especial isso é verdade quando loas são entoadas depois de viagens ao exterior e quando críticas aceitas como verdades absolutas são desferidas sobre nosso desprestigiado, mas sempre presente transporte público brasileiro”, resume Frederico.

Partindo da pesquisa do Moovit, ele cita seis características que são as preferidas em todas essas cidades em relação ao transporte público. As primeiras três são Preço, Pontualidade (chamada de horários confiáveis) e Espera (chamada de menor tempo de espera). As outras três, na sequência, envolve os Cheios (veículos menos cheios), Rapidez (viagens mais rápidas) e Segurança.

Leia na íntegra o artigo em http://www.antp.org.br/noticias/destaques/o-que-traria-os-passageiros-de-volta-por-claudio-de-senna-frederico.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *