Olimpíadas no Japão terá 5G, IoT e antenas inteligentes

Da Redação – 18.04.2018 –

Tecnologias foram antecipadas pela NEC durante evento na Fiesp

Teste com antenas MIMO na NTT Docomo

A fabricante japonesa aposta que jogar em casa sempre é uma vantagem e quer provar isso durante os Jogos Olímpicos que acontecem daqui a dois anos. No caso de infraestrutura, o destaque é o 5G, que no Japão tem os processos de regulamentação, padronização e definição de espectro mais avançados. Segundo Wagner Coppede, diretor de soluções e engenharia da NEC, há vários pilotos em andamento.

A lista de projetos em teste foi apresentada na semana passada na Fiesp, em São Paulo, durante encontro do setor. Fazem parte dos pilotos a aplicação em construção civil e para suporte a equipes após desastres naturais. Nesse último caso, o ganho são imagens de alta definição que podem ser transmitidas direto do incidente e em alta velocidade, facilitando os resgates.

“Outro projeto piloto importante conduzido em Tóquio, é na área de segurança, que combinada com Inteligência Artificial, analisa em tempo real o comportamento de pessoas em multidão e reconhece indivíduos por meio do reconhecimento facial”, destacou Coppede.

A aplicação de tecnologias que turbinam a rede também está no foco da NEC, incluindo as antenas MIMO, sigla para múltiplo input e múltiplo output. Explicando: sistemas que melhoram a transmissão de dados em alta velocidade. A promessa do 5G, aliás, é de tornar as redes atuais 100 vezes mais rápidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *