Ônibus movido a GNV/biometano da Scania pode consumir até 29,5% a menos

Da Redação – 09.09.2016 –

Redução acontece em comparação com veículo a diesel tradicional. Ônibus, com tecnologia sueca e fabricado localmente, começa a ser demonstrado no Brasil. Modelo similar importado já foi avaliado entre 2014 e 2015.

Divulgação Scania
Divulgação Scania

A Scania iniciou uma espécie de segundo capítulo de apresentação de sua tecnologia de ônibus sustentáveis no Brasil: a demonstração de um veículo híbrido, movido a gás natural veicular e a biometano (um ou outro ou a combinação de ambos em qualquer proporção). Segundo capítulo, porque o primeiro foi encerrado com a apresentação do modelo importado da Suécia, etapa que aconteceu entre outubro de 2014 e agosto do ano passado. Agora, os testes serão feitos com ônibus produzidos no Brasil. Se os resultados repetirem o desempenho do veículo importado, pode-se esperar pelo menos uma redução de 28% no custo do quilômetro rodado com os ônibus a GNV em relação ao diesel.

A montadora chegou a esses dados em função do estudo da Netz Engenharia que avaliou os veículos em cinco cidades: Londrina, Florianópolis, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo. Na capital, o ônibus movido a GNV rodou 700 km e apresentou um custo médio de 0,89 centavos de real por quilômetro rodado contra os 1,24 reais aferidos nos ônibus a diesel. Esse valor já computa o Arla 32 (reagente, usado junto com sistema de redução catalítica seletiva, para reduzir a emissão de óxidos de nitrogênio em motores a diesel). Em Sorocaba, a diferença foi menor: R$ 1,61 do GNV contra R$ 1,73 do diesel.

No caso do biometano, a redução foi similar, pelo menos no teste realizado no Rio Grande do Sul: o veículo movido somente com esse combustível rodou 1,5 mil km e apresentou um custo de 0,89 centavos de real por quilômetro rodado. Já o ônibus a diesel, nas mesmas condições, teve um custo por quilômetro rodado de R$ 1,26. Resultado: 29,5% a menos para o biocombustível.

“A partir da disponibilização desse veículo completo nacionalizado, estamos habilitados a realizar demonstrações transportando passageiros nas linhas urbanas. Ou seja, neste segundo momento vamos levar o ônibus para a população poder conhecê-lo”, argumenta Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. De acordo com ele, a linha de ônibus com motor a gás veicular natural (GNV/biometano) oferece três modelos, com variação de capacidade de transporte – entre 86 e 100, até 130 ou até 160 ocupantes. O modelo a ser testado no país é o de até 130, com motor de 280 cv e 15 metros de extensão.

O ônibus movido a biometano ou GNV, ou ainda com a mistura de ambos, já é uma realidade reconhecida na Europa. O modelo brasileiro exigiu um novo layout da carroceria e recebeu um trem de força importado da Suécia, que atende à legislação de emissões Euro 6 (no Brasil, a exigência é similar a do Euro 5). O veículo teste tem chassi de piso baixo, por isso os cilindros do combustível – seis no total, e cada um com capacidade de 200 litros – foram instalados no teto. Para tanto, a carroceria foi reforçada. Com essa configuração, ele terá autonomia para 300 km rodados. A linha também pode ter uma versão de piso alto, com os cilindros de gás instalados abaixo do assoalho.