Operadora ativa rede de fibra óptica na Região Metropolitana do Rio

Redação – 26.06.2020 –

Telecall ilumina 200 km da infraestrutura para interligar datacenters e estações em terra

Com uma rede de fibra óptica estimada em 1 mil km de extensão, a Telecall acaba de ativar 200 km da infraestrutura para interligar data centers e estações em terra. A iniciativa de iluminar essa malha com capacidade de transporte de 200 Gb/s contou com a parceria da Padtec, que é a fornecedora de tecnologia de DWDM para a operação. Com a ação, a Telecall passa a oferecer taxas de transmissão de 100 Gb/s e 200 Gb/s para potenciais usuários na área coberta.

A infraestrutura da Telecall atende cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo e, segundo a Padtec, há planos de expansão no Sudeste. Para as novas rotas em um dos anéis ópticos da Telecall no Rio de Janeiro, a Padtec forneceu transponders de 100 e 200 Gb/s (por canal óptico) e sistemas de proteção de rota. O pacote incluiu ainda uma série de OTDRs, equipamentos de teste para avaliar a instalação e detectar falhas na rede óptica.

Para Bruno Kelman Ajuz, vice-presidente da Telecall, com as aplicações exigindo cada vez mais banda e velocidade, é necessário intensificar o investimento em infraestrutura de alta capacidade para continuar oferecendo aos clientes a melhor experiência em conectividade, a preços acessíveis. “Nesse sentido, a Padtec é uma aliada importante para a evolução das nossas redes ópticas. Além da qualidade técnica de seus equipamentos, os serviços de instalação, operação e manutenção oferecidos pela empresa são um diferencial que favorece o crescimento da nossa infraestrutura de rede de forma sustentável”, destaca o executivo.

A parceria entre as empresas inclui ainda a prestação de serviços, pela Padtec, na área de gestão da operação das redes ópticas da Telecall – para o suporte técnico, monitoramento da malha óptica da operadora e gestão de equipamentos sobressalentes. “A oferta de uma solução completa de serviços de telecomunicações, que envolve desde o planejamento do sistema até a instalação, operação e manutenção das redes, acrescenta maior solidez ao nosso portfólio e à empresa”, destaca Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *