Operadora de ônibus urbano economiza 7% em combustível

Da Redação – 03.10.2017 –

Visate, de Caxias do Sul, participa de um programa piloto da Volvo, que inclui transmissão de dados coletados remotamente

A telemática, como sempre, vem fazendo mais com menos: usando apenas oito ônibus de sua frota de 342 veículos, a operadora gaúcha está conseguindo melhorar seus custos de operação num plano piloto em parceria com a Volvo. Os dados de operação dos ônibus que fazem parte do piloto são coletados online e servem de base para as mudanças na companhia. De acordo com a montadora sueca – que montou o programa de consultoria – os resultados indicam 7% economia de combustível e 9% de redução no custo total de operação, ou seja, o custo por quilometro rodado dos ônibus em itens como peças, desgaste de pneus, consumo diesel e lubrificantes. Mas como funciona, na prática, o processo?

Foto: Marcio Bruxel

Repondendo: a partir da inteligência dos dados coletados, a Volvo define um plano com sugestões de ações para redução do consumo de combustível, que inclui melhorias personalizadas para cada veículo, de acordo com perfil de condução dos motoristas e da rota percorrida pelos ônibus. Entre as ações está o aprimoramento do estilo de condução dos motoristas, o que reduziu em 59% a ocorrência de eventos como aceleração desnecessária, curvas e frenagens bruscas, veículo parado com motor ligado, tempo de  sobregiro e excesso de velocidade.

Além do treinamento de motoristas, o piloto na Visate envolveu uma análise das manutenções periódicas para avaliar desgaste de peças e impacto no consumo; e nas configurações do veículo, para identificar a mais adequada para o tipo de rota e quantidade de passageiros transportados.

A consultoria faz parte de do pacote de serviços conectados oferecido pela montadora a clientes de ônibus urbanos e rodoviários e já existe há cinco anos. “Este tipo de atendimento personalizado é uma tendência de mercado, por ser uma demanda cada vez mais frequente dos nossos clientes”, explica Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil. De acordo com ele, outra vantagem do processo é o conhecimento que a empresa adquire da operação de veículos em campo.

Inicialmente, o programa está sendo lançado em três grupos concessionários da marca: Dipesul, Auto Sueco São Paulo e Rivesa, e é voltado para clientes de médio e grande porte. A partir do ano que vem, o projeto será estendido para a toda a rede de concessionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *