Operadora instala rede óptica de 35 km em Ilhabela

Da Redação – 16.03.2017 –

Infraestrutura da cidade do litoral paulista será instalada pela Linktel e envolve serviços de triple play

Com uma rede óptica prevista para 35 km (a operadora não especifica até quando), a Linktel começa a instalar seu backbone na cidade de Ilhabela. O município é um dos poucos situados efetivamente num arquipélago no Brasil. A primeira fase da malha envolve quinze quilômetros de cabeamento na Avenida Principal: o primeiro trecho de oito quilômetros e o segundo de sete quilômetros.

“Esse será o início de um backhaul da rede, cuja implantação alcançará 35 quilômetros de fibra óptica na área urbana da ilha”, explica Cléber Biscassi, gerente Regional Litoral da Linktel. De acordo com o executivo, a infraestrutura permitirá a ativação de pacotes triple play, ou seja, a oferta de serviços de internet em alta velocidade, de voz sobre IP (VoIP) e de  IPTV.

O projeto da Linktel envolve a população da cidade, rede hoteleira, restaurantes, comércio e estabelecimentos de lazer. Localizada no litoral norte do estado de São Paulo, Ilhabela apresenta dificuldades topográficas e um canal de cerca de seis quilômetros com um dos calados mais profundos do país para quaisquer projetos de infraestrutura.

Além do investimento na fibra óptica, a rede de dados da Linktel também sofrerá ampliações, segundo Biscassi. “Em nossa visão, a conectividade oferecida continuará a ser híbrida, ou seja, com fibra ótica e rádio, devido à topografia de Ilhabela”, detalha. “Assim, a fibra ocupará posição estratégica nos planos da Linktel em oferecer serviços de Internet fixa e Wi-Fi na ilha. O projeto garantirá que a operadora tenha novos pontos de distribuição, aumentando assim a área de cobertura”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *