Pará fecha quatro novos contratos de Terminais de Uso Privado

Redação – 11.02.2021 –

Outorgas viabilizam investimentos de mais de R$ 616,5 milhões nos terminais

Os Terminais de Uso Privado (TUPs) avançam no Pará com quatro novas outorgas concedidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O conceito de TUPs envolve a concessão das outorgas para que empresas privadas explorem os recursos. Os novos contratos envolvem os terminais Petróleo Sabbá, Louis Dreyfus, Cargill e Administradora de Bens de Infraestrutura (ABI). Juntos, os quatro receberão investimentos de R$ 616,5 milhões para movimentação de cargas variadas, como grãos e combustíveis.

Os terminais Cargill e Louis Dreyfus estão localizados na área de influência da rota de escoamento de exportação de granéis agrícolas pelo Arco Norte, nos municípios de Rurópolis e Itaituba. Eles serão responsáveis por movimentar granéis sólidos, principalmente vegetais. A estimativa total de movimentação da carga de ambos terminais é de 6,7 milhões de toneladas/ano.

Já os terminais Petróleo Sabbá e ABI irão movimentar granéis líquidos combustíveis, que se destinam ao armazenamento, distribuição e ao abastecimento regional de combustíveis nas respectivas áreas de influência das instalações nos municípios de Itaituba e Santarém. Nesta região, a navegação fluvial é uma alternativa logística eficiente e segura para o transporte e a recepção de cargas periculosas em maiores volumes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *