Pará vai reconstruir Terminal Hidroviário Turístico de Algodoal

Redação – 05.05.2021 – 

Investimento em infraestrutura, a obra deve fomentar o turismo na ilha banhada pelo Oceano Atlântico

Com objetivo de fomentar a atividade turística e atender cerca de 30 mil pessoas, o governado paraense oficializou as obras para reconstrução do Terminal Hidroviário de Algodoal, no município de Maracanã, na região nordeste do estado. O Terminal será construído pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). A obra será executada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal Maiandeua, que abrange 3.100,34 hectares.

A estrutura hoje utilizada para embarque e desembarque de passageiros está em condições precárias, fora dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O local não possui conjunto naval e nem proporciona acessibilidade e segurança aos usuários, que precisam colocar os pés na areia e na água para embarcar e desembarcar na ilha.

Plataforma e rampas – Após a reconstrução, o Terminal Hidroviário será entregue com cadeiras confortáveis e sala de espera para 50 pessoas; banheiros; quatro guichês para vendas de passagens; lanchonete; loja para venda de artesanato e bebedouro. O projeto também inclui sistema de captação de água pluvial para reuso. As instalações elétricas e hidrossanitárias serão renovadas, assim como a sinalização e a plataforma de embarque das carroças – único veículo permitido nas brancas areias de Algodoal.

Já a obra naval consiste na instalação de duas rampas biarticuladas metálicas cobertas e flutuante metálico coberto, para embarque e desembarque de passageiros.