Paranaguá bate recorde em carregamento de açúcar

Da Redação – 05/12/2016 –
Porto atingiu a marca de 1,5 mil toneladas por hora no carregamento do maior navio que já atracou em seu berço 204.

O Porto de Paranaguá (PR), que figura como segundo no ranking brasileiro de movimentação de açúcar, com cerca de 4,5 milhões de toneladas embarcadas por ano, atingiu um novo recorde nessa operação. Um embarque realizado no berço 204, envolvendo o navio Union Mariner, de bandeira grega, atingiu o recorde de volume e de produtividade naquela plataforma de atracação.

Ao todo, a operação envolveu o carregamento de 54,5 mil toneladas de açúcar no prazo de 35 horas, o que resultou em um índice de produtividade de 1,5 mil toneladas por hora. O recorde envolve não apenas o volume embarcado no berço em questão (6% acima do índice anterior), como também o tempo consumido na operação. Além disso, o navio grego, que tinha como destino o Porto de Cingapura, figura como o maior já atendido na plataforma, contando com 229 metros de comprimento.

Para Luiz Henrique Dividino, diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), esse desempenho só foi viável devido aos investimentos realizados na melhoria e modernização das operações. “Esse é o resultado das obras que promovemos para a reforma do cais e as dragagens de manutenção, que dão segurança para que navios cada vez maiores atraquem em Paranaguá”, diz ele. A última campanha de dragagem do porto consumiu R$ 156,9 milhões em investimentos, além de outros R$ 90 milhões aplicados na reforma do cais e de seus berços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *