Parceria mundial turbina Internet das Coisas (IoT)

 

Da Redação – 24.02.2017 –

Telefónica e a francesa Sigfox passam a trabalhar em conjunto na oferta de IoT, inclusive no mercado brasileiro

A gigante espanhola acaba de fechar um acordo com a Sigcox, que tem sua própria plataforma de Internet das Coisas (IoT), para avançar na oferta de serviços e no desenvolvimento de novas soluções. Com a parceria, o cliente poderá escolher os serviços de ambas ou aquele que for mais conveniente. A rede da Sigfox sempre foi definida – como a empresa ressalta – como um mercado de massa para IoT, com usos que demandam baixa troca de dadas e com dispositivos cujas baterias podem durar de anos a décadas.

Como a abordagem de rede da Sigfox combina simplicidade, consumo previsível e baixo de energia, custo baixo e conectividade sem fronteiras, o acordo com a Telefónica acrescenta a conectividade baseada em celular, o que, segundo as duas empresas, aumentaria a segurança e a confiabilidade da conectividade, pois as soluções estariam combinadas nos mesmos dispositivos de IoT usados nas empresas. A maior oferta de soluções vai acontecer com a integração da nuvem da Sigfox na plataforma da Telefónica.

Na prática? Vamos aos exemplos: na oferta de gerenciamento de ativos e medição inteligente para indústrias, as duas companhias já estão em discussão com clientes para ativação da oferta de IoT em massa na Europa e América Latina ainda nesse ano. Esse processo inclui países onde a Telefónica tem uma presença forte, caso da Espanha, Alemanha, México e Brasil, entre outros. A WND, que é parceira da Sigfox para a América Latina, já teria, inclusive, iniciado negociações com a gigante espanhola.