Parceria viabiliza oferta de Internet das Coisas no Brasil

Da redação – 23.11.2016 –

Telit oferece seus serviços usando como canal os recursos de hardware para redes de sensores sem fio da Libelium.

O universo da Internet das Coisas (IoT) também é feito de parcerias, como a assinada recentemente pela Telit com a Libelium. Nesse processo, a primeira continua a oferecer seu portfólio de plataforma como serviços (PaaS), o qual obviamente precisa de um canal de interconexão. É nesse ponto que entra a Libelium, empresa que produz hardwares para redes de sensores sem fios. Com o acordo, os serviços IoT da Telit são integrados aos gateways da Libelium, simplificando a implementação de recursos de Internet das Coisas. As duas empresas esperam reduzir, com isso, o tempo de lançamento de projetos comuns.

Com a nova oferta comum, os usuários que tem equipamentos sensoreados pela Libelium podem migrar as informações desse parque de máquinas para a “nuvem”. Ou seja, qualquer equipamento que tenha um dos 110 diferentes sensores da Libelium pode enviar dados para a plataforma da Telit via redes sem fio 4G/3G/GPRS ou mesmo a Ethernet tradicional. Com essa base de dados concentrada, os usuários também tem a capacidade de criar aplicativos móveis para acompanhar o gerenciamento dos equipamentos sensoreados ou mesmo fazer análises mais complexas usando as informações coletadas.

Para acionar os recursos citados, os potenciais clientes precisam assinar o portal IoT da Telit, serviço de assinatura baseado na nuvem e alimentado pela plataforma deviceWISE. A plataforma como serviço (PaaS) apresenta um modelo chamado pay-as-you-go, que permite que o usuário comece sem qualquer investimento inicial. O serviço da Telit, no qual segue o lema “faça você mesmo”, permite também o acesso instantâneo a todas as ferramentas e recursos necessários para a criação e gerenciamento das soluções IoT por meio de uma interface web única e intuitiva.

“Nossa parceria com a Libelium busca tornar mais fácil o processo de implementação de uma solução IoT de ponta a ponta” revela John Keever, CTO e fundador da Plataforma IoT da Telit. Alicia Asín, CEO da Libelium, destaca que o ecossistema criado pela sua empresa foi projetado para ser interoperável, oferecendo aos desenvolvedores o acesso a sensores, protocolos de comunicação e sistemas de nuvem para construir aplicações IoT de forma rápida e segura.

Como parte dessa nova aliança, Telit e Libelium ofertará a solução baseada na nuvem para as pequenas, médias e grandes corporações. A solução pode ser encontrada na loja online da Libelium: IoT Marketplace. Além do Brasil, o kit de desenvolvimento está disponível para compra nas versões europeia, americana e australiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *