Pavimento de concreto permeável pode reduzir efeito das enchentes em centros urbanos

Redação – 15.04.2021 –

Avaliação da ABCP aponta que a tecnologia pode ser aplicada em calçadas, vagas de estacionamento ou grandes pátios.

O uso do pavimento de concreto permeável é uma das principais saídas no combate às enchentes segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). De acordo com o engenheiro Cláudio Oliveira Silva, gerente de Inovação e Sustentabilidade da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), a utilização de pavimentos permeáveis contribui para a diminuição do escoamento superficial e de problemas de inundações urbanas.

Ele destaca que os pavimentos desse tipo podem ser utilizados em praticamente todos os tipos de obras. Seja uma edificação residencial, comercial ou industrial ou em áreas públicas como ruas e praças. A aplicação inclui calçadas, vagas de estacionamento ou grandes pátios. A adoção, no entanto, depende do tipo de carga a que o pavimento estará submetido e também deve-se conhecer as condições pluviométricas do local.

“Ao permitirem a passagem da água através de sua estrutura, o pavimento permeável, minimiza a impermeabilização das áreas que ocorre com os sistemas convencionais e dependendo das condições de projeto, a água retirada da superfície pode retornar ao lençol d’água ou até ser reaproveitada – no caso das edificações industriais e residenciais – como água de reuso”, explica o engenheiro.

O sistema de pavimentos permeáveis avançou bastante no Brasil nos últimos anos. Muitas obras – públicas e também privadas – já utilizam o sistema. Porém, o trabalho de divulgação do sistema e da norma técnica ABNT NBR 16416 (vigor desde 2015) deve ser continuo, principalmente junto aos órgãos públicos e aos principais especificadores (arquitetos, engenheiros e paisagistas) que podem utilizar o sistema permeável em seus projetos. Além disso, pode-se aproveitar incentivos fiscais pela adoção do pavimento permeável, alguns Prefeituras já oferecem descontos no IPTU caso a edificação utilize este tipo de pavimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *