Pesquisa mostra que brasileiros aprovam eletrificação de ônibus no transporte público

Redação – 23.11.2020 –

Levantamento indica que 92% são a favor do tema. Pesquisados defendem também a qualificação dos serviços

Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) mostra que 92% da população brasileira concorda com a eletrificação dos ônibus e defende que o transporte público deve ser qualificado. O levantamento indicou ainda que os brasileiros têm a percepção de que a transição energética para os veículos elétricos é mais sustentável do que veículos a diesel. Os dados foram apresentados na última quinta-feira (19), durante a 1ª Conferência da PNME (Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica).

A pesquisa realizada com 2 mil entrevistados compara dados coletados em 2017 com 2020, e se refere ao uso de combustíveis fósseis e a transição energética. Comparando com a edição anterior, registra-se o crescimento de 46% para 71% em 2020 de probabilidade entre os entrevistados de comprar um carro elétrico. “A percepção da população em comprar um carro elétrico está se tornando uma realidade. Há um desejo e as pessoas entendem que é um caminho”, comentou o coordenador do portfólio de Transportes no iCS (Instituto Clima e Sociedade), Marcel Martin.

Comparando os resultados dessa pesquisa com a realizada em 2017, destaca-se o fato de que em 2020 mais que dobrou o número de pessoas que identificam como muito negativo o impacto do uso de combustíveis derivados do petróleo na qualidade do ar (11% para 25%) e nas mudanças climáticas (13% para 25%), o que reforça a hipótese de uma ampliação de consciência da população com relação a este aspecto dos combustíveis de base fóssil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *