Piracicaba sedia curso sobre fraudes no setor de água

Da Redação – 24.09.2018 –

Evento acontece nessa quinta (27) e tem como foco as empresas de saneamento da Bacia do Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ) e das sub-bacias

O combate às fraudes de água vai ser o tema do curso de especialização promovido pela Hydrus Capacitação nessa quinta em Piracicaba (SP). Para os organizadores, os gatos tradicionais e hidrômetros alterados podem ser o principal impacto na receita das concessionárias. “Além de fraudes em ligações de água, que podem prejudicar o abastecimento de uma cidade, a manipulação indevida em ramais pode levar impurezas à rede, em consequência contaminar a água”, comenta Newton de Lima Azevedo, presidente do Hydrus Capacitação. As ações, de acordo com ele, comprometem a qualidade no sistema de distribuição à população.

O evento também tem como objetivo compartilhar as soluções para o problema de fraude, não só no aspecto jurídico como técnico e administrativo e até mesmo criminal.  “O furto de água causa diversos problemas para um município, tanto no aumento de problemas de saúde da população, quanto na queda de receitas das operadoras para investimentos em melhorias no tratamento e distribuição desse recurso”, informa Geraldo Prado, especialista em ações de caça fraude no país.

Palestrantes têm experiência no setor desde a década de 1990 

Prado é um dos palestrantes e tem pós-graduação em gestão de segurança pública e privada, especialização em perícia, auditoria em gestão ambiental e em perícia criminal e ciências forenses. Atua no setor de saneamento desde 1991, como consultor e gestor de trabalhos de caça fraudes. Newton de Lima Azevedo, outro palestrante, é engenheiro civil e, nos últimos 25 anos, presidiu empresas nacionais e internacionais de saneamento no Brasil e no exterior. É membro executivo da Aquafed – The International Federations of Private Water. Entre 2011 e 2017 foi Governador do Conselho Mundial da Água.

Ana Helena Berenhauser, terceira palestrante do encontro, é diretora técnica do Hydrus Capacitação, engenheira química, com especialização em engenharia de saneamento básico e mestrado em engenharia ambiental na USP. Atua no setor de saneamento básico desde 1995 com operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *