Congonhas reformará pista em agosto

Redação – 20.07.2020 –

A pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), passará por obras de recuperação do pavimento asfáltico com tecnologia de camada porosa de atrito (CPA). A obra é orçada em R$ 11,5 milhões e exigirá o fechamento total da pista por 32 dias. No período, o aeroporto operará com a pista auxiliar.

De acordo com a Infraero, a tecnologia de capeamento CPA irá proporcionar melhoria da capacidade de drenagem da pista (rápido escoamento da água de chuva), com aumento da aderência do pneu da aeronave ao pavimento e redução da possibilidade de aquaplanagem (hidroplanagem).

A obra, que ocorrerá 24 horas por dia de 05 de agosto a 05 de setembro, inclui fresagem do revestimento asfáltico existente, execução de camada estrutural de concreto asfáltico (CBUQ) com grooving na região das cabeceiras e camada superficial porosa de atrito (CPA). A técnica CPA não utiliza emendas transversais no pavimento, sendo necessário um trabalho contínuo para seu melhor resultado.

“A Infraero está aproveitando a queda na movimentação de passageiros e operações, em decorrência da pandemia da Covid-19 para adiantar o calendário de obras da empresa.  No caso de Congonhas, a obra faz parte de manutenção periódica e servirá para garantir que aeroporto siga operando em condições normais, especialmente de segurança, pelos próximos 10 anos”, diz João Marcio Jordão, superintendente do aeroporto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *