Plataforma identifica problemas na rede SD-WAN a partir de testes na infraestrutura 

Redação – 30.06.2021 – Solução da Viavi pode avaliar desempenho desde a rede local e validar se o erro de desempenho está ou não associado à SD-WAN

O crescimento das redes de longa distância definidas por software (SD-WAN) é uma tendência em telecom. Elas reduzem custos em relação à soluções tradicionais e podem ser mais flexíveis. Para a Viavi, empresa da área de testes e medições em comunicações e tecnologias ópticas, as infraestruturas com essa tecnologia também apresentam desafios de monitoramento e um deles é a identificação de problemas em caso de quedas de desempenho. De acordo com ela, muitos fornecedores de SD-WAN oferecem recursos de monitoramento nativo, mas que são limitados em escopo, geralmente monitorando apenas os componentes de sua solução.

De acordo com a companhia, uma das razões é que os fornecedores de SD-WAN não sabem quem ou o que está conectado à rede local, ou seja, não tem uma visibilidade da LAN. A solução na avaliação da Viavi é usar uma plataforma que permita essa visibilidade na rede fim a fim. O processo usa dados agregados de fontes múltiplas e com a capacidade de mergulhar em análises mais detalhadas forenses detalhadas. Dessa forma, o usuário pode validar se o problema está em sua rede ou se ele aponta para outras fontes.

O método da companhia envolve a identificação e divisão dos problemas por domínio em vários pontos da rede. Com isso, seria possível determinar se a causa raiz do problema de desempenho está de fato associada à implementação SD-WAN ou não. A necessidade de verificação cruzada torna-se ainda mais crítica quando vários fornecedores de SD-WAN estão em jogo. Ter vários fornecedores significa operar com vários sistemas de orquestração e pode se tornar difícil reconciliá-los e rastreá-los.

“No entanto, para uma plataforma de monitoramento agnóstica, os componentes SD-WAN de qualquer fornecedor simplesmente se tornam fontes de dados que você “escuta” e aproveita para visibilidade de tráfego de ponta a ponta e análise de desempenho. Você pode mergulhar fundo na ciência forense com a mesma plataforma, eliminando o tedioso exercício de pular no console”, explica a Viavi em comunicação oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *